Interflora
Interflora Interflora Portugal Estrelas e Avaliações
Encomendar Flores
Colvin
Colvin Colvin Portugal Estrelas e Avaliações
Encomendar Flores

Qual é o significado da cor das flores?

Qual é o significado da cor das flores?

O significado das cores das flores e a forma como as flores influenciam as nossas emoções!

As flores têm sido sempre um tema favorito de pintores e poetas. Dizem que a beleza não está apenas nos olhos do observador, mas existe também na natureza, onde cada tipo de flor tem a sua própria mensagem e significado.  Os significados mais comuns das cores das flores:

Vermelho: amor, sedução, paixão, desejo, luxúria, rosas vermelhas são frequentemente enviadas para expressar afecto.

Branco: pureza, castidade, inocência, doçura. Flores brancas tais como rosas e lírios são frequentemente apresentadas em casamentos para expressar uma sensação de unidade e felicidade. Os lilases brancos simbolizam a inocência, enquanto que os lilases brancos não simbolizam a verdadeira amizade e as memórias eternas.

Amarelo: alegria, amizade, alegria. As margaridas amarelas simbolizam a amizade e a alegria. Cuidado que o amarelo também está associado à infidelidade.

Roxo: mistério e espiritualidade (púrpura), realeza (amaranto), sabedoria (lavanda). O roxo representa a imaginação enquanto o lavanda é sinónimo de requinte. Amaranto era o emblema da imortalidade na Grécia antiga, uma vez que nunca murchava quando era tecida numa grinalda.

Azul: paz, calma, confiança. As flores azuis ou de gume azul são um símbolo de fé, lealdade e paz. Por exemplo, 'não me esqueça' significa 'não se esqueça de mim' enquanto as flores de milho são sinónimo de fiabilidade. Os jacintos expressam o pesar enquanto as violetas simbolizam a modéstia. Os ramos de flores azuis são populares no Reino Unido para os compromissos.

Laranja: energia, entusiasmo, calor. A íris dá uma sensação de frescura e vitalidade enquanto a goiaba do ananás é utilizada para estimulação e poder.

Verde: fertilidade, sorte. Flores verdes tais como gerânio ou manjericão correlacionam-se com o crescimento, harmonia, saúde ou fertilidade.

Castanho: estabilidade, fadiga, apatia. Claramente, excepto no Outono, o castanho não é uma cor recomendada.

Rosa: Flores cor-de-rosa tais como cravos, rosas ou ervilhas doces simbolizam graça ou admiração. Podem também significar gratidão ou pedido de desculpas.

Para além das suas cores, as flores têm significados diferentes consoante a forma das suas pétalas. Por exemplo, tulipas com pétalas retorcidas significam 'tu deixas-me louco'. Inversamente, túlipas abertas simbolizam o início de um romance. Neste caso, tulipas cor-de-rosa claro significam inocência enquanto que tulipas vermelhas escuras representam desejo ou amor apaixonado.

Ramos de cravos com bordas curvas representam flerte, enquanto cravos desmancha-prazeres representam coragem. Se as bordas forem finamente serrilhadas, é um sinal de 'apenas sermos amigos'.

Interflora
Interflora Interflora Portugal Estrelas e Avaliações
Encomendar Flores
Colvin
Colvin Colvin Portugal Estrelas e Avaliações
Encomendar Flores
Que flores dar para um funeral? Que flores dar para um funeral? Que flores dar para um primeiro encontro? Que flores dar para um primeiro encontro? Ideias para textos e mensagens para o Dia das Mães Ideias para textos e mensagens para o Dia das Mães

Todos os artigos